sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Problemas com funcionamento do passe escolar biométrico são constatados em Campina Grande

Estudante alega problemas na hora de realizar a identificação biométrica nos ônibus

Texto: Abdon da Silva

Foto: Reprodução / Portal Paraíba Bus
No início deste ano, o Sindicato das empresas de transportes e passageiros de Campina Grande (SITRANS) realizou o recadastramento do passe escolar para estudantes e universitários da cidade. Como novidade, foi adotada a identificação biométrica. Esta visava rapidez no pagamento das passagens. Com a biometria, seria desnecessária a apresentação do cartão ao motorista, além de coibir seu uso por parte de terceiros (a não ser pelo próprio portador). Porém, a inovação tem causado problemas para vários usuários.


Diversos estudantes que usam o serviço alegam que ocorre problemas no momento em que pagam suas passagens. Isso por que, ao aproximar um dos dedos no espaço reservado, o validador demora a fazer a leitura da impressão digital ou não consegue fazê-la. Com isso, o passageiro se sente obrigado a solicitar a liberação ao motorista. 

Estudante usuário do transporte coletivo 
(Foto: Abdon da Silva)
Situação vivida por Mateus Siqueira, de 18 anos, estudante de administração pela UEPB. “Eu acho que é um processo que leva um grande gasto de tempo, além de causar constrangimento quando ocorre um erro”. Em seguida, detalhou este constrangimento. “Este problema atrasa o andamento da fila para a entrada dos passageiros”, disse. Sobre uma sugestão para eventual solução do problema, Mateus sugere que o pagamento da passagem limite-se apenas ao uso o cartão, extinguindo assim o uso da biometria. “A solução seria retirar a biometria. Com absoluta certeza, esta mudança iria acelerar o processo e chegaríamos ao lugar desejado de maneira mais rápida”, frisou.

Procuramos entrar em contato com Anchieta Bernardino, diretor institucional do SITRANS. Porém, não foi obtido êxito.Vale lembrar que qualquer denúncia desta natureza pode ser feita diretamente ao sindicato através do telefone 3341-6788. Caso prefira, o usuário poderá dirigir-se à sede do SITRANS, na rua Irineu Jófilly, nº  227 - centro, ou no centro de atendimento do Vale Mais Card no Terminal de integração, situado às margens do Açude Novo.

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