Estudante alega
problemas na hora de realizar a identificação biométrica nos ônibus
Texto: Abdon da Silva
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Foto: Reprodução / Portal Paraíba Bus |
No
início deste ano, o Sindicato das empresas de transportes e passageiros de
Campina Grande (SITRANS) realizou o recadastramento do passe escolar para
estudantes e universitários da cidade. Como novidade, foi adotada a
identificação biométrica. Esta visava rapidez no pagamento das passagens. Com a
biometria, seria desnecessária a apresentação do cartão ao motorista, além de
coibir seu uso por parte de terceiros (a não ser pelo próprio portador). Porém,
a inovação tem causado problemas para vários usuários.
Diversos estudantes que
usam o serviço alegam que ocorre problemas no momento em que pagam suas
passagens. Isso por que, ao aproximar um dos dedos no espaço reservado, o
validador demora a fazer a leitura da impressão digital ou não consegue
fazê-la. Com isso, o passageiro se sente obrigado a solicitar a liberação ao
motorista.
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Estudante usuário do transporte coletivo
(Foto: Abdon da Silva) |
Situação vivida por
Mateus Siqueira, de 18 anos, estudante de administração pela UEPB. “Eu acho que
é um processo que leva um grande gasto de tempo, além de causar constrangimento
quando ocorre um erro”. Em seguida, detalhou este constrangimento. “Este
problema atrasa o andamento da fila para a entrada dos passageiros”, disse. Sobre
uma sugestão para eventual solução do problema, Mateus sugere que o pagamento
da passagem limite-se apenas ao uso o cartão, extinguindo assim o uso da
biometria. “A solução seria retirar a biometria. Com absoluta certeza, esta
mudança iria acelerar o processo e chegaríamos ao lugar desejado de maneira
mais rápida”, frisou.
Procuramos entrar em
contato com Anchieta Bernardino, diretor institucional do SITRANS. Porém, não
foi obtido êxito.Vale lembrar que qualquer denúncia desta natureza pode ser
feita diretamente ao sindicato através do telefone 3341-6788. Caso prefira, o
usuário poderá dirigir-se à sede do SITRANS, na rua Irineu Jófilly, nº 227 - centro, ou no centro de atendimento do
Vale Mais Card no Terminal de integração, situado às margens do Açude Novo.
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