terça-feira, 29 de julho de 2014

Literatura e arte visual no ExpoSesc

Texto: Elidiane Galdino 

É misturando a poética visual com o literário, o real com o ficcional que Flaw Mendes vem provocar o público campinense com a exposição “Colecionador de Horizontes – vol. 2” que integra a etapa 2014 do programa anual de exposições ExpoSesc, que incentiva e divulga artistas regionais. “Os artistas daqui muitas vezes não tem um apoio, alguém que direcione. E esse projeto serve de estímulo, os artistas passam pelo crivo de profissionais que analisam o trabalho deles, dão certo direcionamento. Nesse aspecto é um serviço de extrema importância porque forma artistas e público”, conta Flaw que participa do ExpoSESC pela segunda vez.
Processo de produção das obras
As obras foram criadas a partir de duas edições do livro ‘Menino de Engenho’de José Lins do Rego, uma datada de 1940 (ano de nascimento da mãe de Flaw) e a outra de 1981 (ano de nascimento do artista). A escolha dessa obra deve-se pelo fato da mistura da realidade com ficção, já que originalmente deveria ser um livro de memória e acabou se tornando um romance. “Esse perder-se da realidade na ficção me chamou a atenção porque eu acredito que realidade e ficção não são tão separadas assim, eles se dão de uma mesma vez, de uma única apreensão”, conta o artista.

Propondo um perder-se (ou achar-se) na realidade, Flaw se desfaz de dois livros e jornais, representando ficção e realidade, e os reapresenta como pinturas. “Tive que fazer todo aquele processo como se estivesse reciclando um papel, pra chegar a um nível que me deixasse satisfeito de apresentação”, comenta Flaw.

Obra: Composição sobre amarelo e azul
Sempre cercado pelo meio literário, esse meio serviu de desdobramento para o artista, a literatura e o visual sempre estiveram muito interligados. Encantado pela palavra e pelos símbolos, Flaw trabalha nesse campo a fim de ampliar o leque de opções e perspectiva, fazendo desperceber limites. A exposição tem como resultado obras com jogos de signos, apresentando as mais diversas e imbricadas relações de sentido na sociedade contemporânea. Ela ficará aberta ao público até o dia 05 de Agosto no Hall de entrada do Sesc Centro, localizado na rua Giló Guedes, 650 no bairro Santo Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário