terça-feira, 29 de julho de 2014

O Sarau do MAC e o Tributo a Manoel Monteiro

Texto: Valério Júnior.

Na última Quinta-Feira (24), foi realizado no Museu Assis Chateaubriand (MAC), localizado na Rua João Lélis, no bairro do Catolé, em Campina Grande, um tributo ao poeta Manoel Monteiro, dentro do projeto “Sarau do MAC”, criado com o objetivo de realizar saraus poéticos e musicais, divulgando a Poesia e a Prosa de poetas e escritores renomados.
Apresentação da Cia Cordel em Canto (Foto: Valério Júnior)
A Atração da noite foi a apresentação da Cia de Teatro Cordel em Canto, que trouxe a linguagem da literatura de cordel em forma de canções de roda, com viola e sanfona. Além da participação de estudantes da Escola Normal e Colégio Estadual da prata, que recitaram cordéis atuais inspirados nas obras de Manoel Monteiro.
“O Cordel da Escola é Normal” foi criado em conjunto com alunos da Escola Normal em um trabalho desenvolvido pela professora Adalgisa Pereira, em oficinas sobre cultura popular, com a colaboração do poeta Silas Silva.
Recitando "O Cordel da Escola é Normal" (Foto: Valério Júnior)
Valdênia Palmeira, estudante da Escola Normal, destacou que somos contemplados pela cultura de vários países, mas soubemos adequar à nossa região e aproveitamos ela da melhor forma. Disse ainda que foi uma experiência nova e gratificante ajudar na produção do cordel e recitá-lo para o público, “Foi Maravilhoso, porque todo mundo pensava que só poetas poderiam fazer cordéis, e nós conseguimos isso juntos, com a ajuda de Silas Silva”.

No Colégio Estadual da Prata, a literatura de cordel teve papel fundamental em discussões na disciplina de sociologia, disse a professora Socorro Oliveira, “Através de temas criados em sala de aula, em uma oficina de um projeto da Universidade Federal de Campina Grande na escola, foi produzido um cordel coletivo, com seis autores e considerado hoje por mim um fruto da disciplina".


Nenhum comentário:

Postar um comentário