quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Manifestações e confrontos marcam o debate na UEPB

Dos seis candidatos confirmados, apenas três compareceram.

Texto: Abdon da Silva


Foto: Abdon da Silva
A ADUEPB (Associação dos docentes da universidade estadual da Paraíba) realizou na útima quarta-feira (11) o debate com os candidatos ao governo do estado da Paraíba. Com o tema “Educação pública e autonomia universitária”, o debate foi mediado pelo jornalista e radialista Morib Macedo. Dos seis candidatos que confirmaram presença, apenas os candidatos Cássio Cunha Lima (PSDB), Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) compareceram ao encontro. Esta foi a primeira vez que um debate foi realizado de forma pública na instituição.

Em suas considerações iniciais, os três candidatos lamentaram a crise financeira pela qual a insttuição passava e criticraam a gestão do atual governo. Em seu discurso, o candidato Cássio prometeu que se eleito, acabaria com lista tríplice,  nomeaando o reitor mais votado. Já o candidato Tárcio Teixeira prometeu a expansão da universidade em outras regiões do estado. Antonio Radical prometeu aumentar o repasse de verbas para a instituição que, segundo ele, teve queda nos governos anteriores. Durante o confronto, os candidatos receberam do DCE (representado pela professora de biologia Mônica Maria – C.C.B.S.)  um documento com compromissos a serem assumidos por parte dos candidatos com a instituição.

Foto: Reprodução  Facebook / Paulo Sérgio
No debate, acadêmicos e estudantes participaram dos questionamentos a serem realizados. Estes tratavam de diversos temas como racismo, expansão da instituição, problemas enfrentados, entre outros. Alguns questionadores tiveram os ânimos mais exaltados e não conseguiram terminar a formulação das perguntas. Em determinado momento, a professora aposentada Maria de Lourdes se exaltou e, mesmo com o microfone cortado, fez um tipo de desabafo revoltado contra o candidato tucano. Em outro momento, a estudante de letras Sara Emanuelly não conseguiu fazer sua pergunta a tempo. Numa atitude surpreendente, o candidato Tárcio Teixeira cedeu parte do seu tempo para que ela continuasse a indagação.

Porém, no início do debate, estudantes vaiavam em certos momentos o candidato do PSDB. Procedimento que se repetiu durante o confronto. Insistentemente, erguiam placas acusando o candidato de “ficha suja” e gritavam palavras de ordem. A militância “tucana”, que estava no local, reagiu em certos momentos ora aplaudindo, ora vaiando os estudantes. O mediador, que também foi vaiado, ameaçava a interrupção do debate caso as manifestações não parassem. Porém o candidato considerou normal a manifestação do grupo. Há informações de que um estudante chegou a ser agredido com uma cotovelada feita por um militante. O debate encerrou-se por volta das 12hs.

Em nota, o candidato Vital do Rêgo Filho (PMDB) justificou a ausência alegando compromissos parlamentares em Brasília. Já o candidato Major Fábio (PROS), também através de nota, informou ter participado de uma entrevista a uma emissora de televisão na capital, justificando sua ausência. Já o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) alegou compromissos de campanha pré-agendados, ausentando-se do debate. Porém, segundo informações, ele estava cumprindo agenda na própria cidade.

Um comentário:

  1. O intuito seria um debate com todos os candidatos. Mas compromisso com os eleitores e estudantes. São poucos que tem. E o pior foi q o "debate" virou em um campo partidario. Lamento que um momento historico para a UEPB terminou daquele jeito.

    ResponderExcluir