domingo, 3 de agosto de 2014

A UEPB dentro do jogo

101 Estudantes da universidade se inscrevem para seletiva dos Jogos Universitários Brasileiros

Texto: Renally Aguiar
Disponível em: http://sites.uepb.edu.br/coel/

Entre os dias 30 de outubro a 9 de novembro, a cidade de Aracaju (SE) irá sediar a 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Diante disso, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) busca unir a comunidade acadêmica à prática esportiva, investindo na inscrição e treinamento de estudantes atletas interessados em representar a Paraíba, disputando alguma das modalidades do evento. A Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) visa sensibilizar o maior número de estudantes possível à paixão pelo esporte e, consequentemente, revelar talentos esportivos.

As inscrições encerram no dia 7 de julho e permitiam a escolha entre modalidades individuais como judô, natação, atletismo e xadrez, e também coletivas, dentre elas voleibol, futsal, basquete e handebol. A seletiva para escolha dos melhores atletas do estado deverá acontecer em Campina Grande, no dia 16 de agosto, descentralizando-se pela primeira vez de João Pessoa. Na capital, deverá ocorrer apenas a seletiva para o atletismo, pois, Campina ainda não teria a pista apropriada para esta modalidade.

O professor Eugênio Moura, coordenador de Esporte e Lazer da UEPB relatou as principais dificuldades em relação à participação da universidade na competição. “Eu sei que o tempo é muito pequeno, na verdade, a gente está trabalhando, a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e a Coordenação, para 2015, porque a gente vai continuar com essa base e vai abrir mais para os alunos. A dificuldade maior que a gente tem, que eu senti depois que assumi, é os alunos verem essas informações, eles não gostam de abrir o site da UEPB, foi o que eu vi, então eu tive que pensar em uma maneira de fazer chegar essas informações para os alunos” Ele acrescenta ainda que nas modalidades coletivas a UEPB tem uma certa desvantagem em relação às outras instituições que já vem treinando há muito tempo: “Esperamos classificar mais atletas nas modalidades individuais”, porém a expectativa é que em 2015 isso seja superado e que as equipes estejam mais entrosadas.


Os estudantes inscritos se mostram empolgados com a participação no JUBs, um exemplo é Whoshington de Lima Domingos (21) que, apesar de ter sofrido uma lesão, espera se recuperar até a seletiva para poder mostrar o talento na competição de atletismo. “Estou lesionado no cotovelo, se a recuperação vir antes da seletiva em João Pessoa, eu tenho chances de passar. Competição em nível nacional, se eu passar, vou dar meu melhor, mesmo sabendo que vão estar atletas que treinam para aquilo desde jovens! Vou dar meu melhor e como é minha primeira vez no JUBs, me preparar mais para o próximo”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário